Nesta edição do Super Guia Vale do Paraíba, os honorários membros vão em busca de frio, montanhas, e paz de espírito interna para combater os males que os assombram em suas pífeas e incompreensíveis jornadas terrenas de indagações, especulações, sensações e postulações à mercê de um mundo sem razão de ser, estar, haver e existir que vos circundam com um propósito desigual perante cada um, ou simplesmente, vidas.
A cidade de ponto de partida foi Monteiro Lobato, uma pacata e acatada cidade que um dia abrigou o escritor homônimo. Entretanto, por sequência geográfica, foram adicionadas ao passeio, as cidades integrantes das Estâncias Climáticas do estado de São Paulo, formando assim a Super Rota Climática, composto em sua totalidade por:
- Monteiro Lobato
- Santo Antônio do Pinhal
- Campos do Jordão
- São Bento do Sapucaí
8:00 - Pagando o IPVA com 3 meses de atraso, de um dos veículos que levariam os membros honorários do Super Guia Vale do Paraíba rumo às cidades escondidas nas montanhas da Serra da Mantiqueira.
9:15 - Chegada em Monteiro Lobato
Hoje o sítio recebe visitantes de todo o planeta, que vão curiosos para saber a origem das histórias de Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Cuca Levada da Breca, Saci Pererê e claro, verificar as fotos proíbidas da protagonista da história mostrando que quando a Emília tira a roupa o Visconde de Sabugosa.
A fazenda do século XIX com 19 cômodos mas apenas 1 banheiro (e com a descarga estragada) não retratava com fidelidade o que deveria ser aquele local. Hoje um local queto com 2 ou 3 pessoas transitando, e alguns gatos e cachorros. Mas antes, um local com muitas aventuras, animais falantes, seres lendários, criançada brincando, comida sendo feita constantemente, escravos sendo açoitados, pena que este tempo não volta mais.
Mas nem tudo foi alegria no passeio, em uma parte foi uma porcaria, conforme as fotos abaixo comprovam:
11:50 - Após busca intensa, foi encontrada a prefeitura da cidade, que está camuflada como um prédio da Escola de Samba da Mangueira. Nenhuma placa indicando que ali funciona uma Prefeitura, local onde o Prefeito despacha. Novamente ficou uma sensação de dúvida nos membros honorários. Não existe confirmação oficial de que esse prédio é a prefeitura, apenas a informal por parte dos nativos.
12:20 - Visita à estação ferroviária, que conecta Santo Antônio do Pinhal com Campos do Jordão de um lado e Pindamonhangaba do outro. Os membros não foram pra nenhum dos lados, pois as passagens de trenzinho estavam esgotadas, apesar que mesmo que não estivessem, não seriam otários o suficiente para pagar 30 reais num passeio de 19km. Vista bacana no mirante.
14:00 - Chegada em Campos do Jordão14:30 - Visita ao gabinete do prefeito. Mais uma vez, neste passeio bizarro e sem precedentes, a veracidade da prefeitura ficou indagada. Ficou confirmado por um vigia local que a construção no topo do Morro do Elefante era a prefeitura. As placas indicava apenas Gabinete do Prefeito. Os honorários aceitaram tal local como a prefeitura. Não foi encontrada uma fonte de informação oficial para confirmação.
14:45 - Ataque do elefante mutante.
15:30 - Passeio pela cidade, em meio aos grã-finos, avantajados socio-economicamente, abastados, favorescidos pela disparidade per-capta brasileira, ricos e burguêses turistas de Campos do Jordão.
15:30 - Vislumbrando a caixa de lápis de cor da Faber Castel de 2300 reais. Não caro leitor assíduo do Super Guia Vale do Paraíba, não está faltando uma vírgula não, são dois mil e trezentos reais numa caixa de lápis de colorir. Após cairem de costas com a pronunciação do preço pela vendedora, os membros honorários indagaram o motivo de tal preço de um simples conjunto de lápis de cor, da Faber Castel, os mesmos lápis que podem ser comprados no Carrefour por 12,99, ou por 11,59 no Wall Mart. A vendedora respondeu, já fazendo um sinal para o segurança do local: "Não sei.... seus pobretões de araque"
17:00 - Parando em uma parada após parar o carro em uma curva que vai contra as boas práticas de engenharia de estradas, com 360graus, na estrada entre Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí. Do lado da curva uma cachoeira inacessível.
17:50 - Para completar a sequência de registros de prefeituras menos confiáveis da história do Super Guia Vale do Paraíba, São Bento do Sapucaí também insere mais uma dúvida, chamando o Paço Municipal Prof. Miguel Reale de prefeitura. Informação confirmada por um vigia no local, que também acrescentou a informação que uma festa junina estaria para começar na cidade "vai tê um arraiá, virando lá no final da rua, lá no genésio". Neste momento, os membros honorários do Super Guia Vale do Paraíba, pessoas letradas, caçoaram, pelas costas, do pobre coitado do vigia que não sabia falar português culto. 18:00 - Os honorários membros do Super Guia Vale do Paraíba se envergonham de terem caçoado do pobre coitado do vigia.
18:30 - Aguardando pelo início do super arraial do Genésio, hora de destruir um pastel com coca-cola no McLanche MosQuitu.
19:00 - Início da aguardada festa e aquisição de estalinhos.
20:00 - Muitos estalinhos depois e com as camisas marcadas pela infantilidade de alguns membros do Super Guia do Vale do Paraíba, encerramento do passeio.
3) Progresso
Situação atual do Super Guia Vale do Paraíba: